Susana Domingos Gaspar

Classe do Jaime

Susana Domingos Gaspar

© Nuno Direitinho

Setembro

23/09 qui 19:30
24/09 sex 21:00

CAMPO ALEGREAuditório

Dança
MEXE — Encontro Internacional de Arte e Comunidade
Preço 9€
Duração 45min
Classificação etária 12+
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa Sessões dias 23 e 24 de setembro
O descrédito na vida política, o afastamento do sensível e dos corpos, o poderio reforçado da tecnologia, as urgências climáticas, a desorientação social e o esvaziamento do espaço público disputam os quotidianos dxs cidadxs. Na sua sexta edição, o MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade centra-se no tema “O risco”, aceitando-o como parte da vida, assumindo-o como essencial à criação artística.
O espetáculo Classe do Jaime concretiza esse desejo de arriscar no cruzamento de mundos que, muitas vezes, nos parecem distantes.
Na região de Santarém — ponto de partida desta criação —, no linguajar típico de Minde não existe tradução para Dança, mas para baile existem duas: O-do-Barreiro e Classe do Jaime. Este é um trabalho de par, a partir das danças tradicionais da Serra De Aire e Candeeiros. Uma bailarina e um músico vão ao encontro de vários grupos, para uma prática continuada deste tipo de repertório. Nos subterrâneos do trabalho lançaram-se perguntas que convocam para a composição temas como o género, o erotismo e o peso. O que pergunta a dança tradicional à dança contemporânea?


Susana Domingos Gaspar (1980, Torres Novas). É formada em dança pela ESD — Escola Superior de Dança, em coreografia pelo Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística, em dança na comunidade pelo Fórum dança e em fasciaterapia/somatologia. Foi intérprete em projetos de Madalena Victorino, Ainhoa Vidal e Filipa Francisco e fez ainda assistência para a criadora Costanza Givone. Coreógrafa desde 2005.

Setembro

23/09 qui 19:30
24/09 sex 21:00

CAMPO ALEGREAuditório

Dança
MEXE — Encontro Internacional de Arte e Comunidade
Preço 9€
Duração 45min
Classificação etária 12+
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa Sessões dias 23 e 24 de setembro
Direção artística MEXE — Encontro Internacional de Arte e Comunidade Hugo Cruz
Composição musical Edgar Valente
Intérpretes Susana Domingos Gaspar, Edgar Valente
Convidados membros do Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros
Direção técnica e desenho de luz Bruno Santos
Imagem inicial do projeto Sérgio Ferreira
Contributo teórico Marisa Barroso
Apoios Bolsa de Criação Filhos do Meio da Associação Cultural Materiais Diversos, Festival Bons Sons, Associação Mundo em Reboliço
Residências Convento do Carmo, Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, Auditório de Cem Soldos
Agradecimentos O Corpo da Dança, Fácil Contacto, Miguel Serra, Guilherme Correia, Joana Martins, Rancho Folclórico e Etnográfico do Casal Sentista, Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos, Rancho Folclórico Recreativo “Os Ceifeiros de Liteiros”, Rancho Folclórico de Gouxaria, Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros (Arrimal), Rancho Folclórico e Cultural do Covão do Coelho, RA 100
Coprodução Teatro Municipal do Porto, MEXE — Encontro Internacional de Arte e Comunidade